5 de maio de 2008

4 de Maio de 2008

Um Domingo em cheio.
Para além do marco mais importante - Dia da Mãe - ontem foi igualmente dia da Benção das Fitas, em Aveiro (com 3 finalistas do ISCIA) e foi momento da agenda informativa marcar as memórias do Maio de 68, volvidos 40 anos.
Mas para os mais distraídos, foi também o dia Internacional da Comunicação Social.
Pela liberdade de expressão, pela informação livre e por aqueles que são vitimas do direito de informar e ser informado.

Semana Académica - Aveiro 2008

O acto académico “Enterro do Ano” é um dos momentos altos do “espírito académico” que culmina com o Desfile.
Independentemente da origem e da tradição, é um acto de exposição do convívio académico, da presença e relação do meio universitário com a cidade e é, principalmente, uma referência para a vida académica: o deixar de ser Caloiro, a afirmação dos Doutores e o adeus dos Mestres (finalistas).
Assim, o desfile e, concretamente a passagem pela “Tribuna”, para além de outras questões, significa que face ao “poder decisório” de uma tribuna (tribunal - julgamento -decisão) o Caloiro deixou a sua condição como tal e prepara-se para ser (após o acto da segunda matrícula) Doutor, os Doutores “afirmaram-se” e preparam-se para ser “Mestres” e os Mestres (finalistas) assumem a sua última participação efectiva na vida académica diária.
Deste modo, na qualidade de Presidente da AE ISCIA, quero deixar aqui expresso o sentimento de orgulho, honra, a amizade, a consideração e respeito, espírito académico que sinto no final desta Semana Académica de 2008. Para além disso, é nestes momentos, entre críticas, dificuldades, mas muitas alegrias, risos e festa que nos podemos sentir orgulhosos por liderar esta associação, representar os colegas e pertencer à “família” do ISCIA.
Posto isto, aos ex-Caloiros (aqueles que passaram a tribuna no dia 1 de Maio de 2008) quero deixar aqui uma palavra de alegria, amizade, solidariedade, e votos de que esta nova experiência iniciada este ano seja exemplo, seja referência, seja memória futura de uma vivência académica cheia de sucessos escolares, de espírito universitário e de sentido de grupo. Quando chegar a altura (segunda matrícula) saibam dignificar a vossa condição de ex-caloiros, sem esquecerem aqueles (os padrinhos e as madrinhas) que vos souberam acolher. Uma referência especial (porque as acções têm rosto e responsáveis) para os ex-Caloiros que mais directamente estiveram envolvidos, com “corpo e alma” e muito gozo (para além do esforço e suor), nesta semana académica: Victor Hernâni (muito trabalho e dedicação), Catarina Machado (grandes pinturas), Sandra Ferro (grandes pinturas e boas ideias), Ana Linhares (obrigado pelo transporte) e à ex-caloira do dia do Desfile Inês Pinto (colega, não te acabam as “pilhas” - e lá foste “praxada”, obrigado pelo blogue).
Aos Caloiros que não puderam estar presentes ou aos que, pura e simplesmente, não quiseram, uma palavra de solidariedade e respeito, bem como afirmar que, independentemente das circunstâncias e das opções individuais, esta Associação trabalhará para e com todos os alunos do ISCIA, sem distinção. Além disso, estão sempre a tempo de viver estas emoções. Mesmo aqueles que só puderam, com alguma tristeza para nós, estar presentes no jantar.
Curiosamente, foi com agrado que registámos a presença do colega de Baião (Jorge Freitas), sabendo-se de antemão a impossibilidade dos outros colegas daquela região em dizerem “presente”.
Lugar especial para aqueles que há dois anos nos acolheram e que nos vão deixar no final do ano. Acreditem que é já com enorme saudade que sentimos a vossa conclusão do curso. Para os que marcaram presença na despedida - Jorge Melo (sempre presidente e padrinho apesar das “guerras”), João Guiomar (obrigado por tudo e pela presença constante), Vasco Cardoso (o “berdadeiro” e obrigado pelo som), Telma Neto (assombradinhaaaa) e Raquel Moreira (foi pouco tempo, mas com muito gosto), com toda a sinceridade, amizade e agradecimento - FELICIDADES e não se esqueçam de nós.
Aos Doutores… Este é o momento que finaliza o nosso papel de integração destes Caloiros e o respeito pela “finalização” da vida académica dos Mestres. Por isso, a noite não era a nossa. No entanto, quero deixar aqui a referência merecida ao 2º Ano de Gestão que, pelo espírito de grupo, estiveram no jantar e acompanharam o desfile (José Luis, Idálio, Estêvão, João Paulo, Joana) e ao 2º Ano de Comunicação (para além da AE - Fernando, João Moutinho, Diogo Sarmento, Libânia, Gabriela, Cláudia e Renato - que surpresa e alegria pelo traje).
Por fim (que o contentamento já vai longo), não podia deixar passar em claro uma palavra de grande amizade, respeito e consideração pelos colegas da AE. Pela dedicação, pelo esforço e pela solidariedade: Diogo Filipe (grande Vice), Ricardo (bom esforço), Marta (sem arredar pé e sempre pronta), Victor (já o tinha referido: grande trabalho), Ana Pinho (é bom ouvir alguém ralhar de vez em quando) e apesar das dificuldades de disponibilidade e de tempo - Liliete, Isabel, Gilberto e Juelma (a nossa doentinha). Não posso esquecer os colegas dos núcleos: Diogo Sarmento (sempre atento e com grandes ideias), Catarina, Sandra, Ana Linhares, Nuno Gil e Helena.
Foi o nosso desfile de 2008 (o primeiro para uns, a repetição para outros e a despedida para alguns). Não sei como eram os outros carros (excepção para o do IPAM). Mas sei, com toda a certeza, que o nosso foi o melhor. Não sei se o mais bonito, o mais bem elaborado, aquele com mais impacto. Mas sei que foi o melhor, porque foi o NOSSO, em todos os aspectos: pelo esforço, pela dedicação, pela união que criou e pelo espírito académico que implementou.
Com toda a “Cagança e Pujança”… Clamorosas Saudações Académicas e Obrigado!

Miguel Araújo - Presidente da AEISCIA

2 de maio de 2008

Desfile do Enterro

E ontem foi noite de Enterro!
Primeiro fomos jantar, claro! (fotos jantar)
Depois fomo ao desfile do Enterro. (fotos do enterro)
Nem todos os caloiros, e não só, puderam estar presentes, por diversos motivos, mas nem por isso nos divertimos menos!
Para o ano há mais.